| hmin
Cerca de 40 presidentes e primeiros-ministros estão chegando a São Petersburgo para os três dias de celebrações por causa dos 300 anos da cidade, que começam nesta sexta, dia 30. Será a primeira vez que tantos chefes de governo se encontram desde o início da guerra do Iraque, em março. Antes de embarcar para a Europa, o presidente norte-americano George W. Bush disse que não haverá confrontação com Rússia, França ou qualquer outro país que tenha se posicionado contra a guerra.
– É uma oportunidade de conversar com alguns que concordaram conosco a respeito do Iraque e com outros que não concordaram – afirmou Bush, que também participará de uma cúpula do G8 na França.
Bush e seu mais fiel aliado, o primeiro-ministro Tony Blair, da Grã-Bretanha, vão encontrar em São Petersburgo os três líderes que mais se opuseram à guerra: o francês Jacques Chirac, o alemão Gerhard Schroeder e o russo Vladimir Putin.
Para comemorar os 300 anos da antiga capital czarista, a Rússia vai gastar US$ 1,5 bilhão. Putin, que nasceu em São Petersburgo, determinou até mesmo que aviões cruzem o céu da cidade para dispersar as nuvens, garantindo uma festa ensolarada. Rebatizada de Petrogrado durante a Primeira Guerra Mundial e de Leningrado no período soviético, São Petersburgo foi criada sobre o pântano do litoral báltico em 1703 pelo czar Pedro, o grande, determinado a ocidentalizar o país.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS
Dúvidas Frequentes |
Anuncie |
Trabalhe no Grupo RBS
©
2010
clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.